Especialização em Filosofia
Histórico e Justificativa:
O curso lato sensu de Especialização em Filosofia, cuja primeira turma teve início em 2014, é herdeiro de uma vasta experiência da “Especialização em Filosofia Contemporânea”, oferecida pela UEFS entre 1997 e 2013, sob a organização do Núcleo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisa em Filosofia (NEF). O projeto de implantação do Curso apresentava originariamente, entre outras justificativas, a necessidade primordial de “atender à demanda de quadros com formação específica em Filosofia, visando conceder uma melhor instrumentação em conteúdos e métodos desta matéria para promover um melhor desempenho das atividades pedagógicas nas escolas de Feira de Santana e Região”.
Este fundamento da existência da Especialização em Filosofia da UEFS se mantém. É fato que a realidade de Feira de Santana e Região assumiu contornos distintos daqueles outrora sinalizados. O quadro docente da região foi ampliado e, por meio de concursos públicos realizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, algumas vagas existentes foram preenchidas com a contratação de professores licenciados em Filosofia.
Segundo o portal do E-Mec, a Bahia possui 19 (dezenove) cursos de graduação em filosofia autorizados ou reconhecidos pelo MEC, sendo alguns em EAD e outros presenciais. Isso implica a necessidade de profissionais devidamente habilitados para o exercício da atividade docente nesses cursos ou tutores nos programas em EAD.
As circunstâncias sociais são diferentes, mas a necessidade é praticamente a mesma daqueles dias da implantação da primeira proposta da Pós-graduação lato sensu. Muitos profissionais remanescentes em sala de aula são graduados em outras áreas do campo das humanidades (Ciências Sociais, História, Psicologia, etc.).
O Curso de Pós-Graduação lato sensu em Filosofia Contemporânea da UEFS é uma peça importante na qualificação de muitos professores que não têm formação específica em filosofia, mas que já compõem o quadro oficial do corpo docente do Estado da Bahia. Também continua sendo um caminho de formação para os que ainda não ensinam Filosofia, mas pretendem um dia entrar em salas de aula como docentes de nossa herança e atitudes filosóficas.
Uma especialização em Filosofia também interessa a professores de outras disciplinas. A implantação do programa de Certificação Ocupacional tem impulsionado a necessidade de uma constante atualização dos professores, que precisam aprimorar os seus conhecimentos com vista a atingir os padrões de mérito e competência imprescindíveis à certificação. Ademais, o mercado de trabalho, cada vez mais exigente, tem ampliado a demanda por uma melhor qualificação para profissionais não-docentes das mais diversas áreas.
É claro que a função precípua de uma Universidade não é apenas suprir demandas do mercado de trabalho. Essa não é, portanto, a razão maior da existência da Especialização em Filosofia Contemporânea da UEFS. Nossa Pós-graduação continua sendo um necessário caminho do desenvolvimento da atividade crítico-reflexiva e do conhecimento aprofundado de temas e filósofos da História da Filosofia para os habitantes de Feira de Santana e região. Não se pode conceber neste começo de século XXI uma cidade ou um país verdadeiramente grandes que não ofereçam, a quem quer que seja, formação na área, que de todas é a mãe profícua: a Filosofia.
Por isso, a UEFS, que sempre anteviu uma era de grandeza maior para a Princesa do Sertão e suas vizinhas, não pode se esquivar da responsabilidade de continuar oferecendo aos cidadãos baianos, nordestinos e brasileiros uma Pós-Graduação de qualidade em Filosofia.
Não obstante os frutos e a experiência provindos do curso de Especialização em Filosofia Contemporânea – curso já devidamente consolidado, dado o tempo de sua existência e o número de especialistas por ele formados – a implantação de uma Especialização em Filosofia, se justifica na medida em que amplia o elenco de linhas de pesquisa no campo da Filosofia. Assim, esta Especialização não pretende suplantar a primeira. Afinal, não se trata de abandonar um projeto bem-sucedido, mas, ao contrário, de dar continuidade ao sucesso de sua empreitada inicial, porém com uma proposta nova, na qual a oferta do Curso de Filosofia Contemporânea se encontra contemplada.
O objetivo é ampliar o leque de possibilidades de estudo e formação filosóficos, experiência enriquecedora tanto para o corpo docente quanto para o discente.
Aqui se justifica um terceiro objetivo, ao lado da formação docente para suprir a demanda do Ensino Médio e do aprimoramento da formação de professores universitários de outras áreas, a saber: o fomento da pesquisa em Filosofia como passo necessário a uma futura implantação de uma Pós-graduação stricto sensu.
Objetivos:
Objetivo Geral:
O curso se propõe a aprofundar temas e conteúdos fundamentais do pensamento filosófico ocidental através de análise crítica e do emprego da metodologia acadêmica, a partir dos pensadores da tradição da História da Filosofia, com ênfase em temas clássicos e autores destacados que representam distintas, mas entrelaçadas, correntes de reflexão na História da Filosofia ocidental.
Objetivos Específicos:
- Aprofundar o conhecimento dos profissionais e professores que atuam ou desejam atuar no campo do ensino e da pesquisa em filosofia e humanidades;
- Ampliar as pesquisas em filosofia, possibilitando a publicação de seus resultados usando a infraestrutura do NEF e a potencialidade dos professores da área;
- Sedimentar linhas de pesquisa, ampliando os grupos de pesquisa com a participação de alunos de pós-graduação em fase de elaboração de trabalhos científicos.
Público-Alvo:
O caráter lato sensu de nosso curso de Pós-graduação nos possibilita abarcar um amplo espectro de público, desde profissionais com formação universitária em áreas afins ou portadores de diploma superior de duração plena – que terão seus pedidos de inscrição previamente analisados pela Coordenação do Curso de Especialização em Filosofia – até os Licenciados e Bacharéis em Filosofia. O perfil do especialista formado neste curso de pós-graduação lato sensu é o de um agente teórico e educacional capaz de:
- Desenvolver pesquisa de profundidade e rigor filosóficos;
- Compreender e produzir reflexões sistemáticas e críticas ligadas à Filosofia;
- Organizar e dirigir cursos e atividades de Ensino em Filosofia;
- Elaborar e desenvolver artigos, publicações e projetos de pesquisa;
- Contribuir para a difusão de novos modos de refletir e de estudar;
- Dialogar interdisciplinarmente no âmbito da pesquisa, do ensino e da extensão.
Concepção do Programa:
O curso será dado ao longo de três semestres (ou dezoito meses) nos quais os estudantes deverão cumprir uma carga horária mínima de 480h, podendo chegar a 540h caso escolha ampliar o horizonte de estudos com pesquisa suplementar e disciplinas opcionais específicas da Filosofia ou de outras especializações da UEFS.
Dentro dessa carga horária, 240 horas serão direcionadas a componentes obrigatórios: Metodologia Filosófica, 60h; Didática e Ensino de Filosofia, 60h; e Fundamentos de Filosofia, 60h. Um quarto componente, a Orientação Monográfica, contabilizará mais 60h, e será obrigatório na medida em que a efetiva orientação ocorrerá desde o ingresso do estudante no curso até o depósito da monografia, cuja data será marcada com antencedência. Tal medida procurará estabelecer uma atividade mais profícua na pesquisa e, ao mesmo tempo, qualificar o labor filosófico do estudante.
As demais horas (240h) serão computadas a partir da soma de 60h de pesquisa adicionadas à carga horária dos componentes curriculares optativos, que serão oferecidos ao longo dos dois primeiros semestres ou, conforme uma opção pedagógica do Colegiado, em três semestres. Desses componentes, apenas um poderá ser de programas afins da própria Universidade, os demais deverão ser do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UEFS.
Assim, o estudante cursará uma carga horária mínima de componentes curriculares oferecidos pelo programa de 480h, podendo ampliar ou complementar a carga horária do curso com outro componente de outros programas de pós-graduação da Universidade e, então, chegar ao total de 540 horas. Neste caso, o estudante, o orientador do mesmo e a Coordenação deverão entrar em acordo e atentar para a disponibilidade dos outros programas.
Os prazos deverão ser cumpridos em conformidade com as exigências da Especialização em Filosofia. Deste modo, o estudante deverá perfazer o curso em três semestres – sendo que os dois primeiros deverão ser dedicados às disciplinas e o último à elaboração da monografia final com disciplinas de pesquisa e orientação monográfica com seu orientador. Será admitida uma segunda opção pedagógica acerca do cumprimento da carga horária se o Colegiado assim deliberar.
A monografia final deverá ser fruto do trabalho do estudante ao longo do curso, desde a sua entrada, com a apresentação de um anteprojeto e a aceitação por um orientador, até sua finalização com a entrega do trabalho pronto.
O curso terá componentes obrigatórios que deverão ser comuns a todos os estudantes que ingressarem no programa, tal como fora colocado acima (Metodologia Filosófica, Didática e Ensino de Filosofia, Fundamentos de Filosofia e Orientação Monográfica). Para a complementação da carga horária e o aprofundamento dos trabalhos pertinentes à Especialização em Filosofia, serão oferecidos componentes específicos que estão ligados às seguintes linhas de pesquisa do programa: Ontologia e Hermenêutica; Ética e Filosofia Política; e Epistemologia e Linguagem.
O curso oferecerá disciplinas em período regular, realizadas em tempo parcial, com quatro horas de aulas diárias, distribuídas conforme características intrínsecas a cada componente. Buscar-se-á a implementação de atividades e aulas do curso em horários noturnos e/ou aos sábados – quando necessário.
As aulas teóricas deverão ser expositivas e participativas, eventualmente com auxílio de recursos audiovisuais (data-show, retroprojetores, slides e vídeos), sempre que possível com leitura e discussão de artigos, ensaios filosóficos e textos clássicos. É facultado o desenvolvimento de atividades coletivas (em grupo) de forma a integrar os alunos, visando à melhor compreensão e assimilação dos conceitos e técnicas.
Em algumas disciplinas específicas, a critério do docente, poderão ser realizadas aulas práticas demonstrativas e participativas. Neste caso, quando possível, os alunos sairão da condição de observadores para a condição de executores, sob a orientação dos professores instrutores.
Sob a supervisão do professor orientador, após a finalização das disciplinas teóricas, cada aluno terá o prazo de um semestre para efetuar o depósito da monografia. O depósito da monografia será marcado com antecedência, considerando a data do final do curso, com a entrega do relatório final à DAA, deixando tempo para a banca de defesa e possíveis correções. Não obstante o prazo, a orientação terá início imediatamente depois da primeira matrícula semestral, devendo Orientador e Orientando se comprometer, por meio de um Termo de Cumprimento de Orientação, a estabelecer as atividades necessárias para o labor filosófico.