Apresentação
Desde o início de sua história na UEFS, o ensino da filosofia fez parte dos currículos dos diferentes cursos da Universidade, mas como disciplina auxiliar às diversas áreas do conhecimento nos cursos em que é oferecida.
No intuito de incrementar as atividades de pesquisa e extensão, em 1992 foi criado o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NEF), cuja preocupação essencial foi aprimorar a qualidade dos profissionais no campo da Filosofia a partir da promoção de projetos de pesquisa, grupos de estudos, intercâmbio com outras instituições acadêmicas da filosofia, e, por fim, a criação de um jornal de filosofia na UEFS, o Informativo Ideação. Por esse motivo, realizaram-se vários cursos de extensão, capacitação profissional, seminários, encontros e publicações, entre outras atividades promovidas pelo Núcleo, que culminaram com a institucionalização do NEF em 1996, e a transformação de seu Informativo Ideação em um periódico acadêmico, a Revista Ideação, em setembro de 1997.
Considerando a responsabilidade da UEFS no ensino da filosofia e na formação do espírito crítico e reflexivo, o NEF criou no mesmo ano de 1997 o curso de Especialização em Filosofia. Apesar de ter passado por reformulações, notadamente a partir de sua adequação ao aparecimento de novas Resoluções que versam sobre os cursos lato sensu da Universidade, a exemplo da CONSEPE 201/2011, e, mais recentemente, a CONSEPE 123/2020, a Especialização em Filosofia paulatinamente consolidou o seu território e atuação no cenário acadêmico de nossa Universidade, tornando-se o pilar por meio do qual conseguimos criar o curso de Graduação em Filosofia, em 2011, com as modalidades de licenciatura e bacharelado. Cabe notar, nesse sentido, que na história da Universidade Estadual de Feira de Santana o curso de pós-graduação lato sensu em filosofia veio antes do curso de graduação em filosofia, e esse fato, por si só, demonstra a importância histórica da mencionada Pós-graduação na Universidade Estadual de Feira de Santana.
Caminhando de forma conjunta por meio da Área de Filosofia, e sob a perspectiva de inserir a UEFS e Feira de Santana no ambiente de formação filosófica acadêmica brasileiro, nossos cursos de Graduação e Especialização em Filosofia tem contribuído para esse cenário de diferentes formas: a partir da formação discente e o aprimoramento de nosso quadro docente; promoção de intercâmbios estudantis e de nossos pesquisadores junto a outras instituições de ensino regionais, nacionais e estrangeiras; promoção de nossas pesquisas em publicações, congressos e associações; publicação periódica da Revista Ideação; e, por fim, o oferecimento e participação de nossos quadros em eventos acadêmicos locais, regionais, nacionais e internacionais, consolidando deste modo o nome de nossa instituição no ambiente filosófico.
Todavia, reconhecemos a necessidade de novos saltos. Atualmente, com mais de uma década do curso de Graduação em Filosofia, e comemorando os vinte e cinco anos da Especialização em Filosofia e da Revista Ideação, mas também, por sua vez, tendo consolidado um ótimo corpo de docentes e pesquisadores em nossos cursos, em sua maior parte doutores, encontramo-nos em condições para ambicionarmos outros passos de desenvolvimento. É sob essa perspectiva que o colegiado da Especialização em Filosofia vem adquirindo feições de um Programa de Pós-Graduação em Filosofia, ou PPGF, no sentido de não apenas nos encontrarmos à procura de concretizarmos uma maior inserção, intercâmbio e participação de nosso quadro de professores e estudantes no debate filosófico brasileiro, como, por conseguinte, fundarmos as bases para a criação de um curso Stricto Sensu em um futuro próximo. Esta é, notadamente, a principal meta em curso do Programa de Pós-Graduação em Filosofia.